terça-feira, 16 de novembro de 2010

Meninas,
Esta semana tive uma crise de alergia feia. Fiquei toda empolada, fui parar no hospital, tive que fazer uma super seleção de objetos aqui no meu apê. O meu namorido ficou o tempo todo falando que eu tinha que me desfazer dos meus tapetes. Só em pensar... fiquei arrasada. O tapete em uma decoração é fundamental, dá um certo aconchego ao ambiente. No bairro onde moro é meio friozinho, principalmente a noite e o tapete aquece os nossos pés, rs.  Bom... comecei a procurar na internet dicas para lidar com a questão da alergia, principalmente com o maior vilão,  o tapete (rs). Achei esta reportagem e gostaria de parabenizar o site PENSE MÓVEIS.
Abaixo seguem todas as dicas: 
Espero que gostem e não se desesperem, caso tenham tapetes, cortinas em casa. Na verdade, o necessário é uma atenção redobradérrima, obtendo o material indicado (tecido), que sejam fáceis na manutenção da limpeza.



O título da mátéria é a seguinte: Decoração especial pode evitar crises alérgicas típicas  

Existem alguns cuidados na hora de decorar a casa dos alérgicos que podem diminuir as chances de crise. Mas, afinal, como fazer a decoração ser bonita e ao mesmo tempo funcional para os que não suportam poeira e ácaros?
Para a arquiteta Arabella Galvão, o mais importante é a escolha dos materiais de móveis e objetos.
Para ela, o ideal é escolher os tecidos lisos e laváveis.
"É quase impossível evitar o pó, por isso, facilitar a limpeza é o melhor caminho", justifica.
No caso de móveis que não são de tecido, a arquiteta lembra que já existem técnicas de fabricação de chapas de MDF ou MDP (placas de fibra de madeira) com revestimentos que inibem a proliferação de fungos e bactérias. "Não se elimina a necessidade de limpeza dos móveis, mas essa limpeza acaba sendo mais eficaz e duradoura, o que é uma vantagem para o caso de alérgicos", pondera.




Cortinas
Segundo Arabella, as cortinas devem ser preferencialmente leves, para facilitar a lavagem frequente.
"Pode-se usar um dispositivo de fixação móvel como o trilho suíço, com rodízio de presilhas que facilitam a retirada", sugere. Mas, por causa do tamanho dessas peças, Ricardo Monteiro, gerente da lavanderia Quality, também na capital paranaense, alerta que às vezes é necessário levá-las a uma empresa especializada em lavagens.



Por praticidade, Arabella comenta que muitas pessoas preferem as persianas às cortinas comuns. Mas a arquiteta lembra que esse tipo de utensílio deve ser limpo todos os dias, e que muitas vezes acumula mais pó, o que é ruim para os alérgicos. Além disso, as persianas horizontais devem ser higienizadas aleta por aleta, "o que é muito chato". A persiana vertical, que por outro lado é mais fácil de limpar, "dá um visual muito comercial, sendo desaconselhável usá-las em dormitórios". 

EU, PARTICULARMENTE ODEIO PERSIANA.

AS SÃO DICAS:

Tapetes

A sugestão da professora do CEPDAD para os tapetes é escolher os de trama fechada, sem pelos, o que além de facilitar a limpeza diminui o acúmulo de poeira. Para os espaços das crianças, pode-se optar pelos modelos em EVA, que além de fáceis de lavar dão um colorido especial para o canto dos pequenos.
A limpeza, da mesma forma que com as cortinas, é feita regularmente com o aspirador, mas não é aconselhável usar a máquina de lavar, de acordo com Monteiro. Além do peso dos acessórios, o excesso de sujeira acumulado pela exposição constante é outro fator que faz dos tapetes mais indicados para as lavanderias. Outro aspecto a ser levado em consideração é a secagem, que quando feita ao sol costuma demorar e pode levar ao aparecimento de manchas, bolores e odores.











Almofadas e Colchas

No caso das almofadas, a recomendação de Monteiro segue sendo o aspirador, além de lavagens sem periodicidade fixa, apenas de acordo com a quantidade de sujeira acumulada. Já as colchas, segundo o gerente da lavanderia, merecem limpeza especial a cada dois ou três meses. Em ambos os casos, ele alerta que a secagem inadequada pode gerar mofo, machas, odores e até ferrugem. Monteiro acrescenta, ainda, que as colchas devem ser trocadas com frequência.





Gostaram das dicas? Que tal vocês contribuirem com suas experiências?

 Todas estas fotos foram retiradas da internet, desta forma aqueles que se sentirem prejudicados por falta de créditos entre em contato.

domingo, 14 de novembro de 2010

Meninas,
Na minha busca por idéias para enfeitar a minha varanda, encontrei na NET esses detalhes decorativos que todo o charme invadirá o seu quintal, terraço, jardim.

Linda esta composição. Os vasos vermelhos com poás em branco.

Potinhos de geléia de mocotó amarrados e com um belo laço dourado.
As flores podem ser do jardim da nossa casa.
Simples e bonito.

Copo ( desses de milho, de molho de tomate) enfeitado  com miçangas.
Dá para fazer! É bem fácil e dar o ar da graça em qualquer ambiente.

Pássaros feitos de papel, pode ser de scrap ou até mesmo com tecido ( claro com a proteção da termolina, para o tecido ficar durinho e protegido).

Muitos pássaros pra vocês. Poderiam também ser borboletas.
Eu faria da seguinte forma:
1º - Pegaria um molde na net e passaria para a latinha de alumínio aberta, dessas de refrigerante, porém muito cuidado na hora de cortá-la e abri-la. Passaria o molde com uma caneta permanente ( compramos em papelaria).

2º - Depois de ter passado a termolina leitosa no tecido ( de forma generosa), tendo como resultado um tecido mais firme e protegido, colaria o tecido na peça de alúminio já cortada no molde.

3º - Palito de churrasco serveria de base para o meu pássaro ou borboleta. Como quiserem...
Depois: Passaria uma camada generosa de verniz geral, caso fique na região externa da sua casa.

Dicas:
1 - O alumínio daria rigidez ao desenho.

2 - Eu colaria o tecido na frente e no verso para ficar com um bom acabamento. 

3 - Eu não faria com papel de scrap, é o que parece na foto, pois com a ação do tempo iria se perder logo.

4 - Para quem tem crianças pequenas em casa, acho conveniente pensar de outra forma e não arriscar um corte feio. Criança não se contentarão em só olhar, tentarão pôr as suas delicadas mãozinhas, correndo o risco do corte.
Peça um marceneiro para cortar madeira nesse molde ou até me arriscaria em fazer em uma bandejinha de isopor ou um papelão de boa qualidade. A importância maior é oferecer segurança a sua família. 

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Para meninas.

Meninas, hoje está um dia chuvoso no Rio de Janeiro, maridinho viajando e a tardinha tendo a companhia da Brenda, fofa por sinal. Bom... Ela me inspirou a postar momentos cor de rosa, rs... e comecei a pesquisar o que colocaria no blog. Me deparei com essas fofurices, que vocês podem adaptar a uma festinha meio penélope cor de rosa, chá de bebê, 1º aninho, 15 aninhos, decoração para quartos... Espero que vocês se deliciem com o que verão...e deixem a imaginação ganhar espaço e mãos a obra, meninas. 

 Todas estas fotos foram retiradas da internet, desta forma aqueles que se sentirem prejudicados por falta de créditos entre em contato.

UMA BOA IDÉIA E MUITO ORIGINAL 

Gente, não é lindo?

- Luminárias coloridas japonesas, vendidas no SAARA ... hehehehe

- Bandeirinhas feitas com tecidos, no Centro do Rio, na Uruguaiana, Alfândega... existem várias lojas de tecidos, cada um mais fascinante que o outro. Basta a criatividade fluir.

- Mesa - Tecido rosinha por baixo e o de poá branco por cima. Demais!




Chá de bebê para a princesa que está a caminho.


À esquerda uma caixinha fofa, cheia de florzinhas e a debaixo com um belo botão fechando-a.
À direita uma compota linda, repleta de confetes rosas com chocolate, compondo a a proposta.

Baldinhos rosas recheados de biscoito de chocolate
+
Lacinho de poá
=
Tudo de bom!!!


Que criatividade!
Observaram o centro de mesa? Muitos Cup Cakes.


Vai um cházinho de poás rosa com marrom?
Vamos voltar ao tempo da nossa infância? Brincando de casinha com as amigas.
Ao lembrar da minha infância, fica aqui um registro em homenagem a minha amada irmã Maysa.
Ela destruia todos os meus brinquedos, rabiscava os rostos de todas as minhas bonecas.
Quantas lembranças esse joguinho trouxe a minha ótima memória 



 SOU LOUCA POR CAIXINHAS, ESTAS ESTÃO MARAVILHOSAS!

Que capricho!

Recheada com amêndoas.

Olha o B aí gente, se um dia eu tiver uma menina se chamará Beatriz, nome da minha avó materna.
Por enquanto, fica em homenagem a Bruninha, minha linda e amada sobrinha.

Que gracinha essa sacolinha. Simples e linda!

 Cup Cakes - O charme da festa.
 Eles não podem faltar.

















Esta foto foi de um blog, que não me lembro do nome.
Me serviu de inspiração para fazer os cups cakes para minha sobrinha Jùlia.



J de Júlia Sapeca da tia.







Saquinho surpresa. Que chiquê!








 Quartos + Quadrinhos = Romantismo no Ar. 

Ao nascer...



Estilo mocinha...




Estilo princesinhas...




Se você quiser um pra você...gente grande como eu. Vai a opção nº 01



Opção nº 02

 Quadrinhos fofos